Bem vindos a Haulover Rastreamento! Faça seu login ou cadastre-se

Arquitetura do Sistema

Arquitetura do Sistema de Rastreamento - Informações Gerais sobre Rastreamento

 

Os rastreadores recebem sinais dos satélites de GPS que orbitam a Terra e por triangulação de sinais de pelo menos três satélites, são capazes de determinar informações como a data, hora, posição e velocidade do dispositivo de localização GPS em qualquer lugar na Terra.

O dispositivo de rastreamento GPS pode armazenar ou transmitir as informações utilizando vários métodos de comunicação, como a rede de telefonia móvel, Wi-Fi, Bluetooth ou rádio de duas vias. 

 

Diagrama:

 

Arquitetura do Sistema - Haulover Rastreamento

 

Sistema de rastreamento de veículo combina: instalação de um dispositivo eletrônico (rastreador) em um veículo ou frota de veículos e um programa de computador designado para o armazenamento das informações permitindo que o proprietário ou terceiros possam rastrear a localização do veículo ou objeto rastreado e coletar dados no processo de campo.

Sistemas de localização de veículos modernos utilizam geralmente tecnologia GPS ou GLONASS para localizar o veículo, mas outros tipos de tecnologia de localização automática de veículos também podem ser utilizados. Informações sobre o veículo podem ser vistas em mapas eletrônicos através da Internet ou software específico. Autoridades públicas são usuários cada vez mais comuns de sistemas de rastreamento de veículos e profissionais, principalmente nas grandes cidades.

 

Rastreamento ativo x passivo:

Existem vários tipos de dispositivos para rastreamento de veículos. Normalmente, eles são classificados como "passivo" e "ativo"  Dispositivos "passivos" armazenam a localização GPS, velocidade, direção e às vezes um evento de disparo, tais como ignição ligada ou desligada, porta aberta/fechada. Quando o veiculo regressa a um ponto pré-determinado, o dispositivo é removido e os dados transferidos para um computador para avaliação. Os sistemas ativos incluem a transferência automática dos dados através de transmissão sem fio, geralmente transmitindo os dados em tempo real via redes celulares ou via satélite para um computador, para avaliação.

Muitos dispositivos de rastreamento de veículos modernos combinam ativos e capacidades de rastreamento passivo: quando uma rede celular está disponível e um dispositivo de rastreamento está conectado transmite dados para um servidor, quando a rede não está disponível os dados são armazenados na memória interna do dispositivo que irá transmitir os dados armazenados para o servidor mais tarde quando a rede celular estiver disponível novamente.

 

Arquitetura típica:

Os principais constituintes para rastreamento baseado em GPS são:

1. Dispositivos GPS: O dispositivo é conectado ao veículo e capta as informações de localização GPS além de outras informações sobre o veículo em intervalos regulares, transmitindo para um servidor central. 

2. Servidor de rastreamento GPS: O servidor de rastreamento tem dupla responsabilidade, receber os dados dos dispositivos GPS, armazenando-os de forma segura, e de outro servindo esta informação a pedido do utilizador. É a inteligência, poder e configuração deste servidor de rastreamento GPS, que culmina em usabilidade e suporte ao utilizador.

3. Interface com o usuário: interface com o usuário determina como você vai ser capaz de acessar as informações, visualizar os dados do veículo e obter detalhes importantes sobre o rastreamento. O ideal é uma interface baseada na web que não necessita da instalação de software personalizado. Para uma demonstração da Plataforma de rastreamento GPS em tempo real Haulover Web, CLIQUE AQUI.

 

Usos mais comuns:

Sistemas de rastreamento de veículos são frequentemente utilizados por operadores de frotas para as funções de gestão, tais como monitoramento da frota, encaminhamento, expedição, informações on-board e segurança. Junto com os operadores de frotas comerciais, agências de trânsito urbano utilizam a tecnologia para uma série de finalidades, incluindo o monitoramento e cronograma de ônibus em serviço.

Outras aplicações incluem o monitoramento comportamental de motorista-condutor, empregador-funcionário, ou um pai atento com um filho adolescente.

Sistemas de rastreamento de veículos também são populares em veículos de consumo para a prevenção de roubo e como dispositivo de recuperação. A Polícia pode simplesmente seguir o sinal emitido pelo sistema de rastreamento e localizar o veículo roubado. Quando utilizado como um sistema de segurança,  pode servir como uma adição ou uma substituição de um alarme do carro tradicional. Alguns sistemas de rastreamento de veículos permitem controle do veículo remotamente, incluindo o desligamento  do motor em caso de emergência. A existência de um dispositivo de localização no veículo pode, então, ser utilizado para reduzir o custo do seguro, porque o risco de perda do veículo diminui significativamente.

Sistemas de rastreamento de veículos são uma parte integrante da "abordagem em camadas" de proteção do veículo, recomendado pelo National Insurance Crime Bureau (NICB) para evitar o roubo de veículo a motor. Esta abordagem recomenda quatro camadas de segurança com base nos fatores de risco relativos a um veículo específico. Sistemas de Rastreamento é uma dessas camadas, e são descritos pelo NICB como "muito eficaz" para ajudar a polícia a recuperar veículos roubados.

 

Áreas demarcadas em um sistema de rastreamento de veículos:

Alguns sistemas de rastreamento de veículos integram vários sistemas de segurança, por exemplo, enviando um alerta automático para um telefone ou e-mail se um alarme é acionado ou o veículo é movido sem autorização, ou quando sai ou entra de uma área demarcada (cercas virtuais).

 

Outros cenários em que é empregada esta tecnologia:

  • Recuperação de veículos roubados: o consumidor ou os veículos comerciais podem ser equipados com unidades de rastreamento para permitir que a polícia faça o acompanhamento e recuperação.
  • Gestão de Frotas: Ao gerenciar uma frota de veículos, saber a localização em tempo real de todos os veículos permite ao gestor atender as necessidades dos clientes de forma mais eficiente, quer se trate de entrega, serviço ou outras empresas multi-veículo.
  • Rastreadores de ativos: As empresas que precisam rastrear ativos valiosos por exigência da seguradora ou para outros fins de monitoramento podem agora planejar a localização de ativos em tempo real em um mapa e acompanhar de perto o movimento e estado de funcionamento.
  • Campo de Gerenciamento de Serviços: As empresas com uma força de trabalho de serviço de campo como reparo ou manutenção, deve ser capaz de planejar o tempo dos trabalhadores em campo, agendar visitas de clientes subseqüentes e ser capaz de operar de forma eficiente este departamento. Rastreadores permitem que as empresas possam localizar rapidamente um funcionário de campo e despachar o mais próximo para atender a uma nova solicitação do cliente ou fornecer informações sobre a chegada no local.
  • Campo de vendas: profissionais (externos) de vendas podem acessar os locais em tempo real. Por exemplo, em áreas desconhecidas, eles podem localizar-se, bem como clientes e prospects, obter instruções de direção e adicionar próximas nomeações de última hora para itinerários. Os benefícios incluem o aumento da produtividade, redução do tempo de condução e aumento do tempo com clientes e prospects.
  • Trailer Tracking: Transporte e Logística, empresas costumam operar caminhões com carga destacável transportando unidades. A parte do veículo, que acciona a carga é conhecido como o de cabina e a unidade de carga é conhecido como o reboque. Existem diferentes tipos de reboque utilizados para diferentes aplicações, por exemplo, cama plana, refrigerado, cortinas laterais, contêineres.
  • Vigilância:. Um rastreador pode ser colocado num veículo de monitoramento de locais, confirmando ao cliente que o local foi verificado pessoalmente.
  • Trânsito Tracking: Este é o rastreamento temporário de bens ou mercadorias de um ponto a outro. Os usuários irão assegurar que os ativos não param na rota ou fazer um retorno estratégico, a fim de garantir a segurança dos ativos.

 

Usos não convencionais:

Indústrias não tradicionalmente conhecidas por utilizar sistemas de rastreamento de veículos (setores de logística e transporte são os que tradicionalmente têm incorporados sistema de rastreamento de veículos em suas operações) começaram a utilizá-lo de maneiras criativas para melhorar seus processos.

A indústria da hospitalidade têm utilizado essa tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente. Por exemplo, um hotel de luxo na região da Av Paulista (São Paulo, SP)  instalou o sistema de rastreamento de veículos em suas limusines para garantir que eles possam receber seus VIPs quando chegam ao hotel e outras localidades.